Escolhi ter a Bênção de viver em uma área rural, onde o composto é um rico alimento pro solo, o lixo reciclável é devidamente separado e destinado às cooperativas, a água brota da terra, o sol aquece a água do banho, o alimento cresce na horta e a gratidão transborda ao despertar do dia.
E a compreensão surge da necessidade de vivermos com apenas aquilo que nos é absolutamente necessário.
Pois tudo aquilo que precisamos nos é dado de graça pela Mãe terra.
Apreciemos a Vida Simples.
A magnificência do Silêncio que purifica nosso ser,
a pureza do ar que dá leveza ao viver,
a delícia da água que nos apraz, sacia e refresca.
Quão Simples é viver!
Permitir-se...
Celebrar
Curtir
Estar aqui e agora
E para isto acontecer, da terra é preciso cuidar.
Da Mãe Terra de onde brotam lindas flores, mágicos animais e sábios seres;
Nós.
Nós somos esses sábios seres.
(Será?)
Os únicos que temos o dom de apreciar a magia da criação.
Honremos este dom e cuidemos da nossa Mãe Terra que tudo nos dá,
sem nunca reclamar.
É fácil, é simples e necessário!
Cidadão responsável é aquele que:
Consome com consciência:
Pensa antes de comprar, evita embalagens
desnecessárias, carrega suas compras com sacolas reutilizáveis.
Reutiliza:
Reaproveita embalagens, faz arte com
matérias recicláveis, dá preferência a produtos que ofereçam opção de refil.
Recicla:
Separa e encaminha o material reciclável
para que volte ao ciclo de produção.
Faz compostagem:
Transforma os restos orgânicos em húmus.
Não pense que o 'problema' do lixo se soluciona ao ser levado para bem longe de vc.
Ele está logo ali.
Poluindo a atmosfera- ou seja, o ar que vc respira;
Contaminando o lençol freático- ou seja, a água que vc bebe.
O 'meio-ambiente', é o seu ambiente, é vc. Informe-se!
Procure a coleta seletiva. Existem órgãos de coleta nas cidades que vão até vc sem custo algum. Apenas a sua tomada de Consciência é necessária.
De nada adianta se vc faz yoga, pratica técnicas de cura, considera-se evoluído se não está nem aí pro que sai de vc.
E, mesmo sem a coleta seletiva, vc pode separar seus resíduos recicláveis do resíduo orgânico, pois isto facilita a futura separação dos mesmos e impede a formação do chorume, líquido altamente tóxico, que vc está produzindo, quer saiba ou não, cada vez que mistura restos de comida, frutas, legumes e verduras com material reciclável- plástico, alumínio, papel. Embrulhar o composto em jornal é muito útil, pois este ajuda a absorver os líquidos impedindo a formação do chorume.
Acordem ir-mãos, por favor!
É fácil, é simples, é necessário!
~*~
Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados e não sejam misturados aos resíduos orgânicos que inviabilizam ou tornam muito mais difícil a reciclagem. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia para a fabricação de novos produtos, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.
Aterros sanitários são considerados como uma solução prática, relativamente barata de disposição final de resíduos urbanos e industriais - inclusive de resíduos que poderiam ser reciclados. Todavia demandam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Após o esgotamento do aterro, essas áreas podem ser descontaminadas e utilizadas para outras finalidades. Todavia, se o aterro não for adequadamente impermeabilizado e operado, constitui-se em fator de poluição ambiental e contaminação do solo, das águas subterrâneas e do ar. A poluição se deve ao processo de decomposição da matéria orgânica, que gera enormes quantidades de chorume (fluido que se infiltra para o solo e nos corpos de água) e biogás, composto de metano e outros componentes tóxicos.
A construção do aterro sanitário requer a instalação prévia de mantas impermeabilizantes, que impedem a infiltração do chorume no solo e no lençol freático. O líquido que fica retido no aterro, o chorume, é então conduzido até um sistema de tratamento de efluentes para posterior descarte em condições que não agridam o meio ambiente.
"Lixão", vazadouro ou descarga de resíduos a céu aberto é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.3
No "lixão" não há nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados. Resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. A presença de catadores, que geralmente residem no local, e de animais (inclusive a criação de porcos), os riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos constituem riscos associados aos lixões.
Incineradores reduzem o lixo a cinzas com redução de volume superior a 90%. É o tipo de destinação final mais utilizado nos países Europeus e Japão com reaproveitamento da energia térmica para geração de energia elétrica. Podem ser altamente poluidores, gerando dioxinas e gases de efeito estufa se mal operados ou ainda pequenos ou nenhum investimento em controle, monitoramento e lavagem dos gases for realizado. É um dos métodos mais corretos para destinação final de lixo hospitalar (RSS - Resíduos de Serviços de Saúde), que podem conter agentes causadores de doenças potencialmente fatais. No século passado até meados dos anos cinqüenta era prática comum, a destruição descontrolada de resíduos industriais e até a matéria orgânica serem eliminados com uso de grandes fornos por dissipação atmosférica das chaminés o que gerava emissões gasosas acima dos limites mundiais.
Pirólise
Compostagem
é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterotrófos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s)-prima(s).
É um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica é transformada em adubo ou composto orgânico com valor como substrato para a agricultura.
Vermicompostagem
é uma tecnologia de tratamento e valorização da fração orgânica dos resíduos que recorre a espécies Epígeas de minhocas.
1 . Neste tipo de processo, os resíduos são adicionados por camadas em quantidades estritamente indicadas, na medida em que é necessário adequar a quantidade de resíduo adicionada à quantidade/densidade de minhocas presente, sob medida de ocorrem situações de stress nos biota, principalmente nas populações de minhocas dado que estas, sob condições desfavoráveis possam morrer ou perder a actividade reprodutora.2
A Vermicompostagem não deverá ser confundida com Vermicultura ainda que em determinados países, como nos Estados Unidos, ambos os termos signifiquem a mesma técnica. Com efeito, a vermicompostagem refere-se à utilização de elevadas densidades de minhocas para tratamento de resíduos orgânicos e a vermicultura à produção de minhocas utilizando-se resíduos orgânicos como alimento, trabalhando-se neste caso a densidades reduzidas. Contrariamente à compostagem, na vermicompostagem qualquer quantidade de resíduos poderá ser tratada por dia sendo que as minhocas realizam o trabalho de arejamento e reviramento natural dos resíduos, produzindo vermicomposto diariamente.3 .
No que respeita ao método de tratamento dos resíduos, estes são tratados através de adições de camadas entre 1 a 3 cm de altura ao sistema de tratamento, em alturas que não deverão ultrapassar 35 cm totais em altura útil, não existindo necessidade em arejar os mesmos periodicamente, comparativamente à compostagem. Outras vantagens deste processo comparativamente a outras tecnologias de tratamento biológico diz respeito com a maior rapidez, eficiência e maior qualidades dos produtos finais. Os sistemas de tratamento utilizados em vermicompostagem variam entre a categoria doméstica (utilizando-se vermicompostores e vermidigestores) à larga-escala (utilizando-se vermidigestores) ainda que no espaço rural sejam frequentemente utilizados canteiros ou leiras de vermicompostagem, de cariz mais empírico e de menor eficiência.
Do ponto de vista da eficiência e produtividade, a vermicompostagem é um processo com ampla capacidade em promover uma maior sustentabilidade nas organizações, habitações, escolas e população em geral, na medida em que a grande maioria da fração orgânica dos resíduos é desviada de Aterro Sanitário. Se a este aspeto forem adicionados os resíduos de óleos alimentares usados (pois também poderão ser tratados através da ação das minhocas) ou as lamas de depuração e a biomassa florestal, facilmente se poderão perspetivar benefícios ambientais, económicos e sociais para as autarquias e municípios.
1 . Neste tipo de processo, os resíduos são adicionados por camadas em quantidades estritamente indicadas, na medida em que é necessário adequar a quantidade de resíduo adicionada à quantidade/densidade de minhocas presente, sob medida de ocorrem situações de stress nos biota, principalmente nas populações de minhocas dado que estas, sob condições desfavoráveis possam morrer ou perder a actividade reprodutora.2
A Vermicompostagem não deverá ser confundida com Vermicultura ainda que em determinados países, como nos Estados Unidos, ambos os termos signifiquem a mesma técnica. Com efeito, a vermicompostagem refere-se à utilização de elevadas densidades de minhocas para tratamento de resíduos orgânicos e a vermicultura à produção de minhocas utilizando-se resíduos orgânicos como alimento, trabalhando-se neste caso a densidades reduzidas. Contrariamente à compostagem, na vermicompostagem qualquer quantidade de resíduos poderá ser tratada por dia sendo que as minhocas realizam o trabalho de arejamento e reviramento natural dos resíduos, produzindo vermicomposto diariamente.3 .
No que respeita ao método de tratamento dos resíduos, estes são tratados através de adições de camadas entre 1 a 3 cm de altura ao sistema de tratamento, em alturas que não deverão ultrapassar 35 cm totais em altura útil, não existindo necessidade em arejar os mesmos periodicamente, comparativamente à compostagem. Outras vantagens deste processo comparativamente a outras tecnologias de tratamento biológico diz respeito com a maior rapidez, eficiência e maior qualidades dos produtos finais. Os sistemas de tratamento utilizados em vermicompostagem variam entre a categoria doméstica (utilizando-se vermicompostores e vermidigestores) à larga-escala (utilizando-se vermidigestores) ainda que no espaço rural sejam frequentemente utilizados canteiros ou leiras de vermicompostagem, de cariz mais empírico e de menor eficiência.
Do ponto de vista da eficiência e produtividade, a vermicompostagem é um processo com ampla capacidade em promover uma maior sustentabilidade nas organizações, habitações, escolas e população em geral, na medida em que a grande maioria da fração orgânica dos resíduos é desviada de Aterro Sanitário. Se a este aspeto forem adicionados os resíduos de óleos alimentares usados (pois também poderão ser tratados através da ação das minhocas) ou as lamas de depuração e a biomassa florestal, facilmente se poderão perspetivar benefícios ambientais, económicos e sociais para as autarquias e municípios.
Biogasificação
A biogasificação ou metanização é um tratamento por decomposição anaeróbica que gera biogás, formado por cerca de 50% de metano e que pode ser utilizado como combustível.
O resíduo sólido da biogasificação pode ser tratado aerobicamente para formar composto orgânico.
Confinamento permanente
O lixo altamente tóxico e duradouro, e que não pode ser destruído, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantido em locais de difícil acesso, tais como túneis escavados a quilômetros abaixo do solo.Reciclagem
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos. É considerado o melhor método de destinação do lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco praticada, pois muitas vezes não é comercialmente interessante. Alguns materiais, entretanto, em especial o chamado lixo tóxico e o lixo hospitalar, não podem ser reciclados, devendo ser eliminados ou confinados. Fraldas descartáveis são recicláveis. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Coleta seletiva
ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
~Resultados~
Ambientais
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.
Econômicos
A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais.
Políticos
Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.
Como o Lixo Doméstico Vira Benefício
Reciclar significa repetir um ciclo. E para compreendermos a importância da reciclagem, temos de transformar o conceito de lixo.
O lixo, quando descartado de forma correta, se transforma em matéria-prima. A reciclagem surgiu como uma maneira de inserir no sistema uma parte da matéria que se tornaria lixo e, consequentemente, contribuiria para a poluição do planeta. Quando coletados, são separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de outros materiais, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem.
Reciclar contribui para a redução da poluição do solo, da água e do ar, melhora qualidade de vida da população e contribui para manter a cidade limpa, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera empregos, entre outras vantagens.
Praticamente, todos os materiais podem ser reciclados. Só para se ter uma ideia aqui estão alguns exemplos de lixos domésticos que, com a reciclagem, se transformam em novos materiais.
O aço, por exemplo, é 100% reciclável, se descartado no meio ambiente, se reintegra à natureza em cinco anos. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), as latas recicladas são transformadas em novas latas, com grande economia de matéria-prima e energia elétrica.
A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, neste caso a reciclagem proporciona uma economia de 95% de energia elétrica.
Com garrafas pet podem ser produzidos diversos materiais como estofamentos, carpetes, enchimento para sofás, cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas, roupas esportivas, entre tantos outros materiais.
Já os plásticos são materiais, que como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente e podem poluir de forma considerável. Geram uma infinidade de materiais como novos materiais de vidro, cabos de panela, sacolas, baldes, cabides, entre outros.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
~Om Shanti~
Paz na terra
Aqui e Agora

Um comentário:
Simpatia para emagrecer
Primeiro passo – Sempre as quartas-feiras prepare meio copo de água, e dentro da água, coloque grãos de arroz correspondentes à quantidade de quilos que deseja perder. Exemplo: Se deseja perder 10 Kg, coloque dentro da água 10 grãos de arroz.
Alerta: Não coloque mais grãos do que realmente precisa, pois os quilos que você vier a perder serão recuperados.
Segundo passo – Na noite da quarta-feira em que fez a simpatia você deve beber a água em que os grãos de arroz se encontram, e deixar os grãos intactos dentro do copo, depois de beber a água você deve completar novamente com meio copo de água.
Terceiro passo – Na quinta-feira, segundo dia da simpatia, você deve beber a água do copo logo pela manhã em completo jejum. Após beber a água complete novamente o copo com mais meio copo de água.
Quarto passo – Na sexta-feira você deve beber a água e junto com ela os grãos de arroz, e assim passar para próximo passo da simpatia para emagrecer.
Depois de seguir o ritual do copo, você deve criar cartas escritas a mão correspondendo ao número de quilos que deseja perder. Se desejar emagrecer 10 Kg, precisa escrever 10 cartas. O conteúdo da carta é simpatia que você acabou de ler.
Postar um comentário