A alimentação viva baseia-se em alimentos crus, frutas frescas e secas, vegetais, algas marinhas, castanhas, sementes e grãos germinados. Com a alimentação viva obtemos as enzimas essenciais para uma perfeita absorção dos nutrientes enquanto preservamos nossas reservas enzimáticas.
~Om Shanti~

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Delícias com jaca~

Jaca (Artocarpus integrifolia), espécie da família das moráceas, a mesma da fruta-pão e da amora. Se o clima é quente e úmido, a árvore alcança até 20 metros de altura e os frutos podem chegar a 50 quilos e abrigar 500 sementes.  Agora, seja qual for o tamanho do fruto, o cheiro é sempre exagerado. Para quem gosta, é muito perfumado, com algo de banana madura e maracujá, talvez. Já para quem não gosta é fedido, enjoativo demais. Há quem já foi capaz de comer uma inteira sozinha sem passar mal.


Em países como Tailândia, Indonésia e Sri Lanka, o fruto verde é usado fresco ou em conserva. O sabor é frutado, sem ser doce, nem amargo, nem ardido, nem travoso. Uma delícia. O ruim é que a gente não encontra jaca verde no supermercado ou na feira, mas sempre resta a esperança de uma jaqueira perdida por aí.


Antes de qualquer coisa, é melhor já cozinhar e depois descascar.

Só se tira a casca. Todo o resto é aproveitado: fibras, talos e embriões dos caroços.


Escolha jaquinhas do tamanho de um chuchu ou, no máximo, de um abacaxi. Pois assim pode-se cozinhá-la inteira.
 

tenhasaborcomsaude.blogspot.com.br/2011/05/pe-na-jaca-ou-melhor-bife-de-jaca.html 
 
Para evitar o grude, unte as mãos e a faca.

Com o cerne da jaca madura  dá para fazer uns bifinhos deliciosos! 

Pique em fatias, tempere com limão, alho, sal e pimenta do reino e grelhe.


~*~

Nenhum comentário: